sábado, 21 de abril de 2012

A história do mito 7

fala pessoal hj vamos falar d um game épico, simplesmente o maior game d sua categoria e um dos maiores d todos os tempos, curtam ai!!!

Zelda


The Legend of Zelda, em português "A Lenda de Zelda", é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela superprodução.
O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa o valor, outra poder e a outra, sabedoría. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo.
Para criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome.


TítuloAno de lançamentoSistema
The Legend of Zelda21 de fevereiro de 1986 – Japão
1987 – América, Europa
Famicom Disk System (FDS) / Nintendo Entertainment System (NES) / Game Boy Advance (GBA) / Wii "Virtual Console"
The Adventure of Link14 de janeiro de 1987 – Japão
1988 – América
Famicom Disk System (FDS) / Nintendo Entertainment System (NES) / Game Boy Advance (GBA) / Wii "Virtual Console"
A Link to the Past21 de novembro de 1991 – Japão
1992 – América
Super Famicom Disk System (SFDS) / Super Nintendo Entertainment System (SNES) / Game Boy Advance (GBA) / Wii "Virtual Console"
Link's Awakening *6 de junho de 1993 – Japão
1994 – América
Game Boy (GB) / Game Boy Color (GBC) / Nintendo 3DS (N3DS) "eShop"
Ocarina of Time **21 de novembro de 1998 – Japão
1998 – América, Europa
Nintendo 64 (N64) / Nintendo GameCube (NGC) / Wii "Virtual Console" / Nintendo 3DS (3DS)
Majora's Mask27 de abril de 2000 – Japão
2000 – América, Europa
Nintendo 64 (N64) / Wii "Virtual Console"
Oracle of Ages27 de fevereiro de 2001 – Japão
2001 – América, Europa
Game Boy Color (GBC)
Oracle of Seasons5 de outubro de 2001 – Japão
2001 – América, Europa
Game Boy Color (GBC)
Four Swords2002 – América
2003 – Japão
Game Boy Advance (GBA)
The Wind Waker13 de dezembro de 2002 – Japão
2003 – América, Europa
Nintendo GameCube (NGC)
Four Swords Adventures2004 – Japão
2004 – América, Europa
Nintendo GameCube (NGC)
The Minish Cap2004 – Japão
2004 – Europa
2005 – América
Game Boy Advance (GBA)
Twilight Princess19 de Novembro de 2006 (Wii, EUA)
10 de Dezembro, 2006 (GameCube, EUA)
Nintendo GameCube (NGC) / Wii
Phantom Hourglass2007Nintendo DS (NDS)
Link's Crossbow Training2007Wii
Spirit Tracks2009Nintendo DS (NDS)
Skyward Sword2011Wii
Lista de jogos

  • Link's Awakening foi relançado para Game Boy Color sobre o nome "Link's Awakening DX"
    • Ocarina of Time foi relançado para Nintendo 3DS sobre o nome "Ocarina of Time 3D"

[editar]Relacionados

TítuloAno de lançamentoSistemaDescrição
Freshly-Picked Tingle's Rosy Rupeeland2 de Setembro de 2006 – Japão
14 de Setembro de 2006 – Europa
Nintendo DS (NDS)Jogo estrelado pelo personagem Tingle
Tingle's Balloon Fight DSAbril, 2007 – JapãoNintendo DS (NDS)Remake de Balloon Fight estrelando Tingle; exclusivo para Club Nintendo do Japão

[editar]Outros

  • Philips, durante o acordo para construir um acessório de CD para o Super NES, conseguiu os direitos da série e lançou três jogos Zelda para seu console CD-i (um recorde de Zeldas em uma plataforma, igualado apenas pelo Game Boy Color, o GameCube e - se considerados os remakes - o GBA): Link: The Faces of Evil (1993), Zelda: The Wand of Gamelon (1993) e Zelda's Adventure (1995), os 3 sem participação da Nintendo. São considerados bem inferiores em relação a série "oficial".
  • Satellaview, periférico do SNES lançado só no Japão, teve versões do Zelda original (BS Zelda, 1995) e A Link to the Past (BS Zelda: Kodai no Sekiban, 1997) estreladas pelo mascote do acessório, um garoto de boné.
  • Uma versão expandida de Ocarina of Time para o acessório Nintendo 64DD (Disk Drive) foi planejada, mas cancelada. Fora lançado em 2003 para o GameCube, com o nome The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest. Nos EUA, foi brinde para os que haviam pedido prévio de Wind Waker. Na Europa, vinha junto com Wind Waker.
  • Em 2003 foi lançado para o GameCube The Legend of Zelda: Collector's Edition, como brinde na compra do console e para membros de clubes da Nintendo e novos assinantes da revista Nintendo Power e Nintendo World. O disco contém emuladores e os ROMs do primeiro Zelda, Adventure of LinkOcarina of TimeMajora's Mask e um demo de 20 minutos de Wind Waker.
  • Um Game & Watch fora lançado em 1989, com 2 telas, semelhante ao Nintendo DS. É um plataforma inspirado em Adventure of Link. Em 2002 foi incluído em Game & Watch Gallery 4 para o GBA.

[editar]Em outros jogos

  • A série Super Smash Bros. já incluiu 3 personagens de Zelda, Link (no original, em Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. BrawlMelee também inclui o Link criança de Ocarina, e Brawl, o Link de Wind Waker), Zelda e Ganondorf (em Melee e Brawl; Zelda pode-se transformar em Sheik). 5 cenários da série viraram arenas (Hyrule Castle no original, Hyrule Temple e Great Bay emMeleePirate Ship e Bridge of Eldin no Brawl), 4 itens vem da série (o Heart Container em todos, o Bunny Hood dos jogos do N64 em Melee e Brawl, e as Deku Nuts em Brawl) e Tingle é um Trophy em Melee e Brawl.
  • Soul Calibur II para GameCube incluiu Link como personagem exclusivo (nos outros consoles foram Spawn e Heihachi Mishima).
  • Minigames baseados em Zelda aparecem na série Wario Ware, Inc..

[editar]História

[editar]NES

The Legend of Zelda, o primeiro capítulo da saga de Link, é lançado no Japão com o nome The Hyrule Fantasy: Zelda No Densetsu. O game não foi lançado em cartucho, e sim na forma dedisquete, para rodar no Famicom Disk System, acessório do Famicom que foi lançado somente no Japão.
The Legend of Zelda foi lançado nos Estados Unidos para o console Nintendo Entertainment System (NES). Foi o primeiro game da Nintendo a ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas na América (excetuando Super Mario Bros., que já vinha com o console), e o primeiro jogo da história a possuir chip interno para salvar jogos. O jogo foi lançado em duas versões de cartuchos: uma dourada e outra cinza. A dourada foi lançada com um número de cópias limitada. Chegou a vender mais de 6,5 milhões de unidades pelo mundo todo. O jogo vinha com um guia de ajuda, neste guia continha: parcialmente um mapa principal, mapas das seis primeiras dungeos, dicas e descrições dos monstros.
Em 1988, foi lançada a continuação, Zelda no Densetsu: Rinku no Bouken (Zelda II: The Adventure of Link), no Japão, também exclusivamente para o Famicom Disk System. O jogo mudava o esquema do game anterior, com visão lateral em vez de superior e elementos de jogo plataforma, apesar de desagradar alguns dos fãs do original, ultrapassou a marca de 4,3 milhões de unidades vendidas mundialmente.
A nintendo proibiu as revistas de fazerem detonados por um determinado tempo, fazendo o jogo ficar mais desafiador.

[editar]The Adventure Of Link

Diferentemente do primeiro Zelda, apesar de haver um mapa, as batalhas se passavam em visão lateral. O mapa desse jogo é o considerado mais complexo das primeiras series, o jogo também continha uma historia bem trabalhada e Contava com um sistema de evolução, conquistado ao matar monstros.[1] [2]

[editar]Super Nintendo

The Legend of Zelda: A Link to the Past (Zelda No Densetsu: Kamigami No Triforce), lançado em 1991 é um dos jogos mais populares do console.Esse foi também o primeiro jogo da série no qual havia 2 mundos diferentes (Dark World e Light World) e viajar entre eles era obrigatório para abrir passagens. O sistema de 2 mundos é muito copiado ultimamente, em jogos como Metroid Prime 2: Echoes. Foi um dos títulos mais vendidos do SNES, com mais de 4,5 milhões de cartuchos pelo mundo.

[editar]Game Boy & GBA

The Legend of Zelda: Link's Awakening, o primeiro game Zelda para o portátil Game Boy, é lançado no Japão e nos Estados Unidos em 1993. Mais tarde é lançada para o Game Boy Color uma versão atualizada , intitulada The Legend of Zelda: Link's Awakening DX (1996). Link's Awakening vendeu cerca de 4 milhões de cópias.
Para o GBC também foi lançado em 2000 Oracle of Seasons e Oracle of Ages, produzidas em conjunto com a Capcom. Pretendia se fazer uma "Tri-Force Series", um conjunto de 3 jogos interligados entre si, reduzida a apenas dois (no qual podem se trocar itens e progresso).
A Link to the Past fora portado para o Game Boy Advance em 2002. Junto com o jogo veio um novo Zelda multiplayer, para ser jogado por até quatro jogadores (chamado Zelda: Four Swords). Foi o primeiro jogo da série a apresentar modo multiplayer.
Em janeiro de 2005 foi lançado para o GBA The Legend of Zelda: The Minish Cap, com gráficos cartunescos ao estilo de outro jogo da série: The Legend of Zelda: The Wind Waker. Nesse jogo, o protagonista Link encolhe a um tamanho minúsculo para conhecer uma raça de duendes chamados Minish.

[editar]Nintendo 64

No final de 1998, Zelda chega para o Nintendo 64The Legend of Zelda: Ocarina of Time é lançado mundialmente, recebe aclamação crítica e torna-se rapidamente o game mais vendido do ano de 1998. Até hoje é considerado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos, e foi o primeiro jogo a tirar nota máxima nos sites das revistas IGN e Famitsu, conhecidos pela rigorosidade. O jogo inovou na época ao apresentar uma história mais épica, um sistema de variação entre dia e noite e um sistema de mira chamado Z-Targeting, que permitia ao jogador travar a mira em um inimigo ou objeto.
Em 2000The Legend of Zelda: Majora's Mask é lançado. Sua história, apesar de ser uma continuação do jogo anterior(para quem viu o final do jogo anterior, acaba com o Link falando com Zelda), tem uma trama diferente (um dos únicos jogos da série em não se basear em Zelda e na busca pela Triforce), no qual Link tem 72 horas para impedir que a Lua se choque com Termina, um reino diferente de Hyrule, mas com pessoas muito semelhantes. Esse era um dos poucos games do Nintendo 64 a ser obrigatório o uso do Expansion Pack que adicionava 4MB extra de Ram para melhoria dos gráficos.

[editar]Game Cube

Em 2000, é apresentado na Space World (feira de games que acontece todo ano no Japão), um curto vídeo contendo imagens do Zelda para o Nintendo GameCube, na cena temos um Link realista, rico em detalhes a duelar com um Ganondorf. Nenhum detalhe sobre o jogo foi apresentado. Algum tempo depois, o novo Zelda para Game Cube é verdadeiramente revelado. O jogo causa muito impacto (na maioria negativo), por apresentar o inverso do visto anteriormente, em vez do Link realista, um jogo que apresentava um visual completamente cartunesco, como um grande desenho animado, fruto do trabalho com filtro cel-shading.
Em dezembro de 2002, o jogo é lançado no Japão, batizado de The Legend of Zelda: The Wind Waker, que consegue conquistar o público que de inicio havia repudiado seu visual. O game chegou nas Américas no início de 2003.
Já na E3 2004 a Nintendo anuncia que fará um Zelda realmente realista, semelhante a Ocarina Of TimeThe Legend of Zelda: Twilight Princess causou um grande impacto entre os fãs da série quando mostrado em vídeo pela primeira vez. O jogo também ganhou uma versão para o Wii. Foi lançado no final de 2006.

[editar]Nintendo DS

Em Março de 2006, a Nintendo anunciou na Game Developers Conference o primeiro Zelda para o portátil Nintendo DSThe Legend of Zelda: Phantom Hourglass, estava marcado para algum período no mesmo ano. Foi adiado e lançado em julho de 2007 no Japão e em outubro nos EUA. A história continua após Wind Waker, com Tetra (o nome da Princesa Zelda enquanto pirata) capturada por um navio assombrado, portanto Link deve salvá-la cruzando mares e derrotando criaturas.
Na GDC de 2009, foi anunciado um novo Zelda para DS, 'The Legend of Zelda: Spirit Tracks. Com o mesmo estilo gráfico de Phantom Hourglass, o jogo é o primeiro da série a incluir trens, com Link se movendo em um trem, podendo atirar com um canhão.

[editar]Wii

Em 2005, davam-se notícias de que o console sucessor do GameCube, codenomeado "Revolution", teria um modo de jogabilidade especial com Twilight Princess. Mas na E3 de 2006, a Nintendo anunciou que o console, batizado Wii (antigo Revolution), teria sua própria versão de Twilight Princess, que foi lançada juntamente com o console em 19 de Novembro de 2006. O jogo de imediato se tornou o mais vendido do console, com uma proporção de 1 jogo em cada 4 compradores de Wii no lançamento do console nos EUA; a crítica também aclamou o jogo.
Durante a E3 2008, Shigeru Miyamoto afirmou que a série Zelda precisa de novas idéias, e que a equipe de produção está trabalhando nisso. Novos jogos para o Wii e DS estão em desenvolvimento.
O novo título de Wii foi anunciado na E3 de 2010, chama-se The Legend of Zelda: Skyward Sword e será lançado em 2011. A maior novidade deste título é o facto de aproveitar ao máximo o Wii MotionPlus, em que poderemos controlar a espada, escudo e outros equipamentos tal como se estivessemos a segurá-los na realidade, coisa que não acontecia em Twilight Princess da mesma consola, em que a jogabilidade era muito semelhante aos das outras consolas.

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