quarta-feira, 9 de maio de 2012

A história do mito 15: Top Gear


História

Top Gear surgiu em 1989 baseado em um jogo de grande sucesso noFamicon/NES chamado Rad Racer. A principio ele sairia para esse console 8 bits, mas a empresa que o produzira, a japonesa Kemco, a pedido da Nintendo o lançou para o então recem nascido Super Nintendo/Super Famicom em 1992.
O jogo foi lançado no Japão dia 27 de março de 1992, levado ao mercado Norte americano em 04/92 e só foi lançado no mercado Europeu no final do ano. Na Europa recebeu o nome de Top Racer, mas só o nome que mudara, o gameplay era o mesmo.
Um dos maiores mistérios do jogo é de onde foi tirada a fotografia de fundo domenu inicial, em preto-e-branco, onde aparece uma pista em forma de U cercada de vários prédios.[1] A imagem aparece antes de o jogador iniciar o jogo, e não tem notícias nem de estimativas alongo os lugares possíveis.

[editar]Resumo

No menu inicial do jogo são dadas várias opções, incluindo entrar com o nome do piloto, escolher um esquema de controle de acordo com a necessidade do jogador, escolher entre transmissão manual ou automática e por fim escolher um dos quatro carros sendo eles: Cannibal (vermelho), Sidewinder (branco), Razor (púrpura), Weasel (verde-azulado). Durante a corrida, se o jogador escolher a transmissão manual, terá de dirigir e mudar de marcha. É dado também ao piloto o controle de três tanques de "nitro", que permitem aumentar a sua velocidade por um curto período de tempo. O jogo utiliza um sistema de password para marcar o progresso na campanha, composto por termos automotivos como "caixa de velocidades" e "oleado". Cada senha dá acesso a outro nível, ou país do próximo desafio. Durante a corrida, há alguns pontos em que os jogadores devem parar para reabastecer. Se o carro ficar sem combustível, o jogador terá de levar-lo até o próximo posto de reabastecimento antes da corrida termine, se caso não conseguir, o jogador é desclassificado.

[editar]Jogabilidade

A jogabilidade consiste em simples comandos, um botão de aceleração, de breque, turbo ou nitro e dois direcionais para esquerda e direita. O jogo simula as pistas em perspectiva cônica e simula as curvas desviando a pista para a esquerda ou para direita. Independente da jogabilidade simples o jogo aumenta o nível de dificuldade no decorrer das partidas, com pistas com curvas acentuadas e com obstáculos. O carro fica sempre ao centro da tela e o cenário se move conforme os movimentos do carro.

[editar]Recepção

Embora Top Gear ganhar o título de primeiro jogo de corrida para SNES, o jogo não é reconhecido internacionalmente como um clássico. O jogo teve grande repercussão no Brasil ao longo dos anos 90 e até hoje é reconhecido como uma das melhores franquias de jogos eletrônicos no país. Durante o evento de música Video Games Live 2010 em São Paulo, o apresentador e organizador do evento Tommy Tallarico diz que nos cinco anos que ele traz o evento ao país, sempre recebeu pedidos da inclusão da performance orquestrada da trilha sonora do jogo no show e ficou surpreso da popularidade da franquia no país e que nunca tinha ouvido falar sobre o jogo no exterior. A trilha sonora, até hoje é aplaudida com toda força por vários fãs, e existem várioscovers em: GuitarraTecladoBateria, etc circulando por sites como YoutubeGoogle VideoLast.fm e vários outros. Os covers do jogo com maior sucesso no Youtube por exemplo, são feitos por brasileiros.

[editar]Trilha sonora

Criada pelo artista Barry Leitch originalmente como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge de computador Amiga, foi remixada para o Top Gear e é um dos pontos mais marcantes do jogo. "Bliss", música da banda britânica Muse, foi inspirada na faixa título de Top Gear.

[editar]Sequências

Com o considerável sucesso da primeira versão, a Kemco lançou a segunda versão de Top Gear: Top Gear II, variando para outras plataformas como Sega Mega Drive, com algumas limitações técnicas. Com passar dos anos a franquia passou por diversas outras desenvolvedoras e publicadoras além da Kemco, como Midway GamesBabylon SoftwareWanadoo Edition, com versões independentes das primeiras edições.
Em 1994 a Kemco volta a lançar uma nova versão intitulada Top Gear 3000 para o Super Nintendo, que se passava no futuro, onde os carros corriam sobre galáxias e planetas.
Em 1997Top Gear Rally foi lançado para o Nintendo 64, e em 2003 para Game Boy Advance.
Em 1998, Top Gear Overdrive saiu para o Nintendo 64.[2]
Em 2000, Top Gear Rally 2 apareceu no Nintendo 64, e no Game Boy Color com o nome "Top Gear Pocket 2" no mesmo ano.[3]
Também em 2000, Top Gear Hyper-Bike Foi lançado para Nintendo 64, sendo o único da série a oferecer apenas motos.[4]
Em 2000, Top Gear: Dare Devil foi lançado para Playstation 2.[5]
Em 2001, Top Gear GT Championship foi lançado para Game Boy Advance.[6]
Em 2004, RPM Tuning foi lançado para Playstation 2 como parte da série Top Gear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário